sábado, dezembro 19

Relato de Experiência



Ao iniciar um curso de pós-graduação à distância me deparei com inúmeras situações novas. A começar da pedagogia de ensino, onde não há um professor para tirar dúvidas e sim um tutor.
As ferramentas deixaram de ser o quadro negro e o caderno e passou a ser o computador. Inicia-se assim um novo aprendizado, não apenas de matérias e conteúdos e sim de tecnologias com informação.
Apesar do imenso avanço da informática e de me considerar parcialmente inserida nesses avanços, os instrumentos da EAD (Educação à Distância) me apresentaram ferramentas com as quais não possuía, até o momento, nenhum contato.
Por acreditar que esses instrumentos são de suma importância para um bom desenvolvimento de minhas atividades no decorrer do curso tenho me empenhado ao máximo para melhor familiarizar com as tecnologias da informação.
Uma dificuldade a ser superada é a ausência do professor. As dúvidas que presencialmente eram imediatamente solucionadas, passam as ser gradativamente resolvidas, à medida que aluno e tutor se comunicam.
Considero um ponto bastante positivo para a EAD, pois me faz buscar, pesquisar e tentar resolver minhas dúvidas, o que me torna mais ativa no meu processo de ensino-aprendizagem.
O quadro negro, o giz, os cadernos, os lápis e as canetas estão dando lugar para o monitor, a CPU e os teclados. Nesse sentido o computador está criando raízes em várias áreas ( instituições de saúde, comercio, lazer) e principalmente na área educacional. Um destaque importante a esse avanço é a implementação da EAD.
Assim, esse módulo de acolhimento foi muito importante no sentido de abrir as portas para o conhecimento da informação e informática. Dificuldades existiram, mas foram superadas com esforço e dedicação. Tenho certeza que não foram todas superadas, mas estou certa de que serão sanadas no decorrer do curso.
Esse módulo também apresentou como ponto positivo a interação entre os alunos e tutores, o que tornará nossos estudos cada vez mais produtivos.
por Jaqueline Calazans

Nenhum comentário:

Postar um comentário