sábado, dezembro 19

Momento 2 - Traçando o caminho na EAD



Técnica de Estudo

RESUMO

SILVA, Anderson Luiz da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de estudo. Módulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol.1, set./2008. p.19-32.

O texto “Técnica de Estudo” apresenta sugestões que podem ajudar o leitor a se tornar um detetive de texto, exercitando leitura cuidadosa e produtiva de texto acadêmico. Refletindo sobre técnicas de leitura cuidadosa e produtiva, sugere estratégias para organização das informações obtidas para a produção de material de estudo a partir de leituras como glossário, fichamento, resumo e resenha. Anderson Luiz e Rodrigo Toledo Mestre e Dr. em Letras e Bacharel em Comunicação Social e Mestre em Ciências da Religião respectivamente, atuam como professor de Ensino superior e Pós- graduação na UFJF. Os autores apresentam técnicas simples, mas que contribuem muito para o aprendizado.
Neste texto,os autores sugerem como tornar- se um bom investigador de textos e, com isso, subir com segurança os degraus (cada um deles corresponde a uma leitura) de cada assunto que vier a estudar. Numa folha à parte, vá anotando as palavras cujo significado não conhece. Anote, também, todas as referências. Partindo das anotações feitas o leitor, deve pesquisar e anotar o significado das palavras que destacou e sempre começar a estudar realizando uma leitura geral do texto a partir da qual produzir um glossário que servirá para esclarecer as palavras desconhecidas, referências de fatos históricos, autores, teorias, doutrinas e conceitos. Tendo esclarecido as dúvidas faça uma segunda leitura, no decorrer desta sublinhe as informações mais importantes construindo um fichamento de texto. Nesse parágrafo o autor explica como se faz um fichamento e como este deve ser organizado, pode ser em forma de tópicos se o texto permitir, mas nem sempre pode ser dessa maneira, o importante é que não esqueça de registrar nenhuma informação realizando um esquema completo do texto.Como uma pista para organizar o resumo do texto os autores sugerem três perguntas: Qual é o tema?Quais a(s) tese(s) defendida(s) pelo autor? E quais são os argumentos utilizados pelo autor para justificar, comprovar e validar sua tese seguindo esse raciocínio o leitor será capaz de identificar o tema, a tese e o argumento defendido pelo autor. Daí a importância do leitor se organizar e programar pra produzir um resumo de texto. Como tese secundária e implícita, estes defendem que existe um grau de complexidade crescente entre o fichamento, resumo,resenha, proporcional ao aprofundamento da leitura.
Finalmente, ao realizar a quarta leitura a atenção deve ser ainda maior, é preciso identificar a idéias de outros estudiosos o estilo de redação, tipo de linguagem utilizada. Após ler anotar como o glossário,o fichamento e o resumo o leitor já está pronto pra produzir uma resenha. Aqueles elementos destacados podem ser objetos de critica do leitor.
por Marina Terezinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário