sábado, dezembro 19

Glossário

Glossário: uma boa técnica de estudo!
por Janaína Rezende

Nessa fase inicial da nossa Pós aprendemos sobre o glossário, uma ferramenta útil para se esclarecer os elementos desconhecidos de um texto! È simples! Lemos um texto e as palavras ou termos que não se conhece ou de que não se tem certeza, vai se anotando e pesquisando seu significado!

Dica: Ao buscar informações sobre significado de palavras desconhecidas, se enriquece o vocabulário e amplia o repertório de fala e escrita. O glossário ajuda a economizar tempo, pois quando aparecerem dúvidas semelhantes, pode-se resolvê-las mais rapidamente. Por uma questão de facilidade, aconselha-se guardar todos os glossários em uma mesma pasta. Porém, se havendo tempo, é interessante criar um documento de texto no computador, para que, a cada nova leitura, o glossário seja incrementado. Cuide ainda para que as palavras sejam sempre colocadas em ordem alfabética, pois isto facilitará a consulta (trecho de módulo de Acolhimento vol. 01 pág. 20).

Alguns termos no nosso cotidiano da EAD!

Acolhimento:
Ato ou efeito de acolher; recepção; atenção,consideração.

Ambiente virtual de aprendizagem:
O AVA tem por
obrigação permitir a interação. Deve estimular e desafiar, convocando o sujeito a reinventar estratégias de aprendizagem.

Avatar:
Em informática, avatar é a representação gráfica de um utilizador em realidade virtual. De acordo com a tecnologia, pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem. São normalmente pequenos, de tamanhos variados mas deixando espaço livre para a função principal do site, programa ou jogo que se está a usar.

Blog:
É um site que permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Chat:
Em português significa significa "conversação", ou "bate-papo" como usado no Brasil, é um neologismo para designar conversação em tempo real.
Comunidade Virtual:
É cooperação. Cooperar é partilhar; e, partilhar tem a ver com coletividade.

Diário Virtual:
São os chamados "blogs", nos quais os autores inserem posts que podem ter conteúdos de jornalismo, entreterimento, político ou, até mesmo, pessoal. Pode servir de espaço de intercâmbio e colaboração, no qual a produção se torna visível e permite a autoria múltipla.

EAD:
Modalidade educacional que utiliza processo de ensino e aprendizagem com utilização de tecnologia de informação e comunicação entre estudantes e professores, desenvolvendo atividades educativas.

E-mail:
É o meio eletrônico que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

Fórum de discussão:
É uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.

Google Apps Education:
É um site de aplicativos on-line com mensagens instantâneas e agenda compartilhada. Ele permite alta disponibilidade, segurança, espaços de armazenamento semelhantes, ou até melhores do que os oferecidos por provedores de serviços de e-mail.

Hipertexto:
Texto com ligações para outros documentos.

Internet:
Rede mundial de computadores - interconexão de duas ou mais redes, possibilidade de acesso público e tem base no protocolo TCP/IP.

Link:
Uma hiperligação ou simplesmente uma ligação, é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento. De certa maneira pode-se vê-la como análoga a uma citação na literatura. Ao contrário desta, no entanto, a hiperligação pode ser combinada com uma rede de dados e um protocolo de acesso adequado e assim ser usada para ter acesso directo ao recurso referenciado.

Moodle:
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

On Line:
Significa estar disponível para acesso imediato a uma página na internet, em tempo real.

Planejamento:
É uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro.Caracterizando-se pelo lado racional da ação, de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza as ações, buscando alcançar os resultados esperados.

Second life:
Também abreviado por SL, é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. O número de usuários (residentes) conectados ao Second Life gira em torno de 60.000, com alguns picos acima de 70.000 nos fins de semana, segundo o site
www.wikipedia.org .

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC):
É um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporciona, através da função de agilizar, horizontalizar e tornar menos palpáveis o conteúdo da comunicação por meio da digitalização, e da comunicação em redes para captação, transmissâo e distribuição das informações (texto, imagen, vídeo e som).

Universidade Aberta do Brasil:
Projeto do Ministério da Educação criou visando a articulação e integraçãode um sistema nacional de educação superior à distancia, visando sistematizar as ações, programas, projetos, atividadespertencentes as políticas públicasvolltadas para interiorização da oferta de ensino gratuito e de qualidade no Brasil. O sistema Universidade Aberta do Brasil é uma parceria entre consórcios públicos nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal).
Fonte:
http://www.uab.mec.gov

Virtual:
Algo que não é fisico, apenas conceitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário